Re: [firebase-br] Problema com impressão do sistema

Qua Nov 2 12:57:41 -03 2005

Bom,

Li a resposta do Otto, e acho que ele foi extremamente pertinente.

Numa rede ponto-a-ponto (sem um servidor de domínio, onde todos são membros
de um grupo de trabalho, com pastas, arquivos e impressoras compartilhadas)
, todo o spool (buffer de impressão) é feito no terminal onde será feita a
impressão. Alguns drivers de impressão (p.e. a família 35XX da HP, e outros
modelos como a HP 820cxi ) fazem um pré-spool na máquina que envia o
relatório, o que pode causar uma grande lentidão - tanto na máquina que
envia o relatório, quanto na máquina em que a impressora está instalada,
pois estas impressoras, consideradas de baixo custo, utilizam o micro para
realizar os cálculos relativos à impressão.

Quando você tem um servidor de Domínio (ou seja, uma rede verdadeiramente
Cliente / Servidor) como um Windows 2000 ou 2003 SERVER, pode-se tornar o
servidor de domínio como servidor de impressão, independente de onde a
impressão esteja.

Num servidor linux, pode-se (através do samba) criar um servidor de domínio
ou simplesmente um membro de grupo, tornando sua rede ponto-a-ponto ou
Cliente/Servidor. Se não bastasse isto, pode-se criar filas de impressão no
Linux e forçar que ele faça o Spool. Pior: pode-se forçar a impressão direta
de um terminal para uma impressão sem passar pelo spool (prática necessária
na emissão de notas fiscais, mas completamente prejudiciais nas demais
situações) forçando o terminal a ficar preso até o fim da impressão.

Como deu para perceber, há muitos detalhes na configuração de um Servidor
Linux. A grande maioria das pessoas preferem não criar filas no linux
(geralmente por não saber como funciona ou por não saber como fazer, mas há
os casos em que a opção é totalmente válida e justificada, como um RIP de
impressão), e deixar a impressão ponto-a-ponto como numa rede de Windows 95/
98 / XP.

Outra coisa, nos terminais que estão ficando com a impressão presa, como
está a configuração do Spool do Windows no driver de impressão da impressora
de Rede ???

Isto considerando que em nenhum momento a impressão seja feita diretamente à
LPT1, ou seja, ignorando as regras de Spool, pois se este for o caso,
deve-se esquecer tudo o que disse anteriormente.

Sucesso,

Eduardo Jedliczka
Membro do TeamFB - FireBase
Apucarana - Pr