[firebase-br] Provider SIBPRO2

boia.deiro boia.deiro em ig.com.br
Ter Nov 1 17:52:21 -03 2005

Boa tarde, Rui!

Quando eu entrei na empresa que trabalho o pessoal também utilizava esse
provider (sibpro2) para conectar VB com o firebird (não sei que linguagem vc
utiliza), e existiam vários processo que ficavam lentos mesmo em tabelas
relativamente pequenas.  Resolvi fazer uns testes,e pra minha surpresa, teve
processos que simplesmente trocando a conexão do provider para conexão por
ODBC os processos ficoram cerca de 60% a 80% mais rápidos, como já disse,
sem mudar nada mais que a conexão.

Não sei se era falta de configuração do provider ou sei lá se tem alguma
configuração que mudaria tanto o desempenho da aplicação, mais emfim a
empresa deixou de utilizar esse provider(sibpro2).

Guilherme

------------------------------------
Pessoal,

não sei se alguem também passa por este problema, mas se alguem puder me
ajudar
ficarei muito grato!!! Bom em nossa empresa trabalhamos com diversos bancos
de dados
e atualmente estamos usando o FireBird sendo acessado pelo Provider SIBPRO2,
onde
migrados os dados do Oracle para o FireBird, até que funciona, mas estou
achando
muito lento em relação do que eu esperado do FireBird.
Atualmente nosso banco de dados esta com aproximadamente 10 GB quebrados em
arquivos gdb, mas o problema que notei é por exemplo um select max em uma
tabela
com cercao de 1000000 demora uns minutos, o que estou achando estranho, pois
a mesma sql no Oracle e SQL Server com mesmos registros é praticamente
instataneo!
Já olhei o index e parece esta tudo ok!!! Ja olhei a configuração e também
parece estar ok....
Não sei dizer se o fato de existir um campo BLOB na tabela pode estar
afetando alguma coisa,
mas acredito que não deveria já que o select max é executado em um campo
numerico que
tem apenas os valores numericos, eu achei que seria o provider que tem
alguma deficiencia,
mas quando executei a sql pelo IBExpert verifiquei o mesmo problema.

Se alguem puder me dar alguma dica, fico muito agradecido!!!!