[firebase-br] ASP .NET - Firebird

Rafael Cabral rafael.cabral em icraft.com.br
Ter Maio 31 10:41:47 -03 2005

Vc pode criar uma classe onde quando for criar uma conexão, um adaptador ou
um comando que um objeto de acordo com o banco de dados usado:

Ex:

public class Conn
{
	IDbConnection dbConn;		//Interface de conexão
	IDbDataAdapter dbAdapter;	//Interface de adaptador
	String dbTipo;
	String stringConnection;

	//Instancia conector
	public void createConnection(String tipo, String strConnect)
	{
		switch (tipo)
		{
			case "SqlServer":	//Provider do Sql Server
				dbConn = new SqlConnection(strConnect);
				break;
			case "MySQL":	//Provider do MySQL
				dbConn = MySqlConnection(strConnect);
				break;
			case "Firebird":	//Provider do Firebird
				dbConn = FbConnection(strConnect);
				break;
			default:		//Provider do Access, Oracle, qualquer um que suporte OleDb
				dbConn = OleDbConnection(strConnect);
		}
		this.dbTipo = tipo;
		this.stringConnection = strConnect;
	}

	//Instancia adaptador
	public void createDataAdapter(String SQL)
	{
		switch (tipo)
		{
			case "SqlServer":
				dbAdapter = new SqlDataAdapter(SQL, dbConn);
				break;
			case "MySQL":
				dbAdapter = new MySqlDataAdapter(SQL, dbConn);
				break;
			case "Firebird":
				dbAdapter = new FbDataAdapter(SQL, dbConn);
				break;
			default:
				dbAdapter = OleDbDataAdapter(SQL, dbConn);
		}
	}
}

Não sei se com o MySQL funciona, mas fiz assim com o Firebird, SqlServer,
Oracle e Access e funciona perfeitamente. Recomendo também que vc crie um
método Fill para Select para cada adaptador caso precise realizar paginação
de registros, então nesse caso o createDataAdapter não servirá. Nesse método
Fill terá que criar os adaptadores e então dar o Fill imediatamente:

Ex:

DataSet dtSet;
switch (tipo)
{
	case "Firebird":
		new FbDataAdapter(SQL, dbConn).Fill(dtSet);
	default:
		new OleDbDataAdapter(SQL, dbConn).Fill(dtSet);
}

Espero ter ajudado. E desculpem a todos se isso ficou meio "OFF".

[]s,

Rafael Cabral