[firebase-br] Calcular campo numa query

José Franco Pereira Junior jfranco em hosppeda.com.br
Ter Maio 31 08:06:08 -03 2005

Bom dia,

Tenho um dbGrid cujo conteúdo é gerado pelo select abaixo (este select está
definido num componente IBQuery):

SELECT CD_DISCO.DSC_ESTILO, TB_GENERO.GEN_DESCR, TB_ESTILO.EST_DESCR,
Count(CD_DISCO.DSC_CODIGO) AS ContarDeDSC_CODIGO
FROM TB_GENERO INNER JOIN (TB_ESTILO INNER JOIN CD_DISCO ON
TB_ESTILO.EST_CODIGO = CD_DISCO.DSC_ESTILO) ON TB_GENERO.GEN_CODIGO =
TB_ESTILO.EST_GENERO
GROUP BY CD_DISCO.DSC_ESTILO, TB_GENERO.GEN_DESCR, TB_ESTILO.EST_DESCR;

Esse dbGrid apresenta as colunas TB_GENERO.GEN_DESCR, TB_ESTILO.EST_DESCR e
ContarDeDSC_CODIGO.
Preciso gerar outra coluna que deve ser calculada por ContarDeDSC_CODIGO /
wTotReg onde wTotReg é dado pelo total de ContarDeDSC_CODIGO. wTotReg pode
ser obtido de outra forma também: wTotReg :=
dtsConsulta.ibqryTitulo.RecordCount;

Tentei fazer o cálculo dentro de um loop na unit do form onde o dbGrid está
definido, mas o Delphi me retornou um erro acusando que não é possível
efetuar alterações num dataset read-only.

Alguém pode me ajudar a resolver o problema?

Obrigado

José Franco Pereira Junior