[firebase-br] O que é uma SP?

Fábio Paiva fabiopaiva em yahoo.com
Seg Maio 30 09:51:59 -03 2005

Oi, Amabile.

Um SP, ou Stored Procedure, é um Procedimento Armazenado nos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados(SGBD). Você pode usar os recursos das SPs em diversos BDs, como Oracle, SQL Server, PostgreeSQL e outros, não somente em FB. O funcionamento de uma Stored Procedure é bastante simples, mas muito poderoso. O seu uso facilita muito o desenvolvimento e a manutenção de sistemas, além de diminuir o tráfego na rede. Imagine que o seguinte comando será disparado de uma estação para o seu servidor de banco de dados:

   SELECT t1.campo1, t1.campo2, t1.campo3, t1.campo4,
                t2.campo1, t2.campo2, t2.campo3, t2.campo4,
                t3.campo1, t3.campo2, t3.campo3, t3.campo4,
      FROM t1, t2, t3
   WHERE t1.PK = t2.FK
         AND t2.PK = t3.FK
         AND t1.ID BETWEEN 1 AND 20
         AND t1.campo1 LIKE 'ALOHA%'
    ORDER BY t1.campo1

Nesta simples instrução, contando com espaços, são 301 caracteres. Imagine que esta instrução seja executada constantemente no seu sistema... Para cada usuário que executá-la serão enviados 301 caracteres na rede. No entanto, se vc usar um SP, vja como seria:

SELECT * FROM Minha_SP, onde MInha_SP contém a instrução escrita anteriomente.
Perceba que o comando que vai seguir da estação para o servidor de dados vai conter apenas 22 caracteres!

No que diz respeito à manutenção, se você usar SPs, caso seja necessária alguma mudança nessa consulta, basta apenas alterar a SP e não mudar a instrução e recompilar sua aplicação. Eu apenas fiz alusão a consultas, mas vc pode usar UPDATE, INSERT, DELETE, comandos de controle e de laço.

E, para vc saber quantos registros tem na sua tabela, use o seguinte comando: SELECT COUNT(*) FROM sua_tabela, de preferência usando uma SP.

Espero que tenha ajudado em algo.

Abraço.

Amabile Prioto <prioto em yahoo.com.br> wrote:
Olá pessoal, deculpem a ignorância, mas sou nova em
FB.
O que seria SP e como utilizar.

Pois gostaria de realizar a contagem de registros de
uma tabela, e alguém me disse para utilizar SP.

Obrigado desde já

Amabile

"A maioria dos produtos de hardware vem com uma garantia; a maioria dos produtos de software vem com uma negação de garantia." James Martin

Fábio Paiva
Horizonte Gestão Empresarial
8802-3687 e 4006-4026/4039/4081