[firebase-br] Colocar o firebird para iniciar no boot

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Seg Maio 23 20:38:58 -03 2005

ola Otto e Roberto,

eu nunca usei o Suse, mas assim, a titulo de chutometro, uma alternativa
que me ocorre para esse caso seria instalar o "ntsysv" via apt-get:
# apt-get install ntsysv

ou entao instalar outro front-end que tem a mesma funçao do "ntsysv", o
"rcconf":
# apt-get install rcconf

mas, conforme eu disse, tratam-se apenas de chutes, pois eu nao sei se
esses front-end's estao disponiveis para o Suse (para o meu CL existe
apenas o "ntsysv"... o "rcconf" nao instala via apt-get), portanto, como
chutes podem levar a bola fora, eu estou colocando na roda, ae abaixo,
um metodo testado para startar o Firebird na inicializaçao do Suse.

no diretorio /opt/firebird/misc existe um script chamado
"firebird.init.d.suse"

entao, copia-se esse script para o diretorio /etc/init.d, renomeando-o
para "firebird":
cp /opt/firebird/misc/firebird.init.d.suse /etc/init.d/firebird <Enter>

em seguida, no diretorio /etc/rc.d, usa-se o vi (ou outro editor) para
editar o arquivo "rc.local" e acrescentar nele a seguinte linha:
./etc/init.d/firebird start

e pronto, final da historia, basta reinicializar a machine e digitar, no
prompt:
service firebird status <Enter>

que podera ser visto que o Firebird esta rodando...

e esse metodo vale para varias distros Linux, dentre elas, Mandrake,
Gentoo e ate o Debian, bastando que se use o script apropriado para a
distro: "firebird.init.d.nomedadistro", e para as distros que nao
possuem um script proprio, como o meu Conectiva Linux, usa-se o script:
"firebird.init.d.generic"

Post Scriptum: Amigo Otto, muito obrigado pelo teu alerta no sentido de
que o metodo que eu postei anteriormente nao funcionou... muito
provavelmente o Roberto ja deve ter resolvido o problema dele, mas eu
aprendi mais esta...
;o)

[]s
força sempre!