[firebase-br] Transacoes no DBExpress (Conclusao)

Pha-Lista lista em pha.com.br
Qui Maio 19 14:23:13 -03 2005

> Olá PHA!
>
> Cara, deixa eu ver se entendi:
>
> Quando agente faz alguma operação (select, insert, update, delete) no DBX
> sem iniciar uma transação, ele cria uma automaticamente e mantém ela, a
> transacao, como XXXRetaining?

Sim, no IB/FB voce precisa de uma transacao aberta por isso ele faz isso, mais isso nao e um problema do DBExpress, muitos outro componentes tem este problema o IBX e um deles, o unico componente que conheco que controla e fecha as transacoes corretamentes e o IBO, a unica diferenca do DBExpress para o IBX e que nele voce tem um componete de transacao lidado ao IBDataSet, se construir um componente de transacao para o DBExpress ele fica igual.

> No caso do uso do DBXPress com ClienteDataSet eu também encontro este tipo
> de erro (no ApplyUpdates) ou o DataSetProvider controla direitinho as
> transações?

No ApplyUpdates funciona direitinho ele abre e fecha a transacao, o unico problema e que quando voce abriu o ClientDataSet o DBExpress inicou uma transacao e esta vai ficar aberta (pelo menos nos meus teste foi assim)

> Se o Commit só é dado quando fazemos um controle manual das transações,
> posso considerar, então, manter a propriedade KeepConnection do
> SQLConnection setada como false?

E uma opcao, so tem uma desvantagem, quando uma conexao e fechada todos as Querys preparadas sao liberadas, mais acho que funcionaria bem.

A questao e a seguinte, esta transacao que o DBExpress inicia para fazer as leituras, atrapalha a peformance do FB em Quanto?  Como nao tenho um aplicativo em producao usando o DbExpress com FB nao posso dizer.

No IBX o problema e maior pois ele utiliza a mesma transacao para os updates e quando fechamos a mesma ele tambem fecha as tabelas, claro que ele pode funcionar igual ao DBExpress usando o TClientDataSet, eu acho que o mesmo se aplica ao MDO apesar de nao conhece-lo.

PHA
Nova Odessa / SP - Brazil