[firebase-br] DUVIDA --------- IB FB

marcelo marcelo em teflamar.com.br
Qua Maio 18 09:10:19 -03 2005

comece com o fb!

----- Original Message -----
From: "Evandro - Palas Recife" <palaspro em palasnet.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Wednesday, May 18, 2005 8:56 AM
Subject: Re: [firebase-br] DUVIDA --------- IB FB

Marcelo,

> Estou iniciando e estou usando o IB 6.0, sera que funciona bem?

- A mudança do padrão desktop para cliente servidor eh um processo que choca
a princípio, pq eh antes de uma mudança de BD, uma mudança de conceitos,
hábitos e sobretudo raciocínio. Portanto sugiro que, ja que vai migrar,
migre logo para o melhor: Firebird.

> minha aplicacao é simples e roda em 4 micros, com XP como servidor.

- falou bem! em 4 micros... quando passar do 5º,  não rodará mais. Logo, se
há possibilidades disto acontecer considere a substituição do Servidor para
windows 2000, 2003, NT ou linux (preferencial).

> É muito complicado para eu migrar para FB mais tarde?

- Do IB para FB não, se quer menos dor de cabeça, no FB considere a
possibilidade de substituir o IBX por outro componente de acesso (IBO, MDO,
DBExpress, Zeos... o escambau)

> terei que alterar muita coisa no programa?

- Não.

> Mas meu maior medo é do IB 6.0 nao ser tao estavel!!!

- O IB 6.0 é não só estável, mas também Estático! Aliás, é tão estático que
nunca mais vai sair do lugar onde está. A não ser que vc queira usar uma
versão paga (7.0).

Espero ter ajudado.

[]'s
Evandro Siqueira