[firebase-br] Firebird e Linux.. uma boa parceria??

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Dom Maio 15 01:05:47 -03 2005

> Só pra esclarecer as coisas:   Distros Linux são só 3.  Slackware,
> Debian e RedHat. O resto é Fork. (no flames, please)
> Um exemplo acima Conectiva é um Fork do RedHat e agora está usando
> apt-get original do Debian.
> Funciona assim alguma das 3 desenvolve uma grande novidade. E as outras
> implementão do jeito que melhor convem.

ola pessoal...

eu peço perdao se este meu post soar meio que off-topic, mas acontece
que ontem a noite, ao ler essas tolas palavras ae acima, eu fiquei
pensando que deveria ter alguma coisa errada, alias, confesso que, a
principio, fiquei ate meio triste, pois se a historia funcionasse dessa
maneira, o nosso querido Firebird seria apenas o equivalente a um fork
do InterBase e continuaria assim para todo o sempre, independentemente
de tudo o que seria feito nele, das correçoes, das melhorias, dos novos
recursos que fossem implementados, etc e talz...

entao eu resolvi tirar essa historia a limpo, e agora estou colocando na
roda ae abaixo, em sabor citação, o que eu consegui, sendo que qualquer
um de voces, se raciocinar direito, percebera que a logica aplica-se
tanto para a minha distro Linux preferida, Conectiva Linux 10, como para
o nosso querido Firebird...

para fins de clareza e objetividade, eu estou colocando na citaçao
apenas a parte relevante da viagem, mas segundo o que me disse o proprio
cara citado, ela podera ser encontrada, em sua integra, no google...

--------- citaçao autorizada ------------------------------------------

O cara que escreveu aquilo acima está redondamente enganado, por vários
motivos:

1) o primeiro é que ele usa uma definição de "distro" que ninguém mais
usa. Isso não faz sentido algum. É a mesma coisa que eu definir "distro"
como o que o Linus Torvalds usa -- o resto não é distro. Ou, pior!,
definir "Linux" como isso. Logo, Debian não é Linux!!

Vê o absurdo?

2) Mesmo se fosse assim a definição, existem outras "distros". Por
exemplo: Gentoo

3) Ao mesmo tempo, se fosse assim a definição, Slackware não seria
distribuição, porque, afinal, é um fork do SLS.

4) Sim, o Conectiva 1.0 (chamado de Conectiva Red Hat Linux) era uma
versão do RH. Não me lembro se o 2.0 também foi assim. Mas o 3.0
(Guarani) já não era. De lá pra cá, muitos anos se passaram e as duas
distribuições divergiram enormemente.

É um fork com certeza, mas também é distribuição.

5) "alguma das 3 desenvolve uma grande novidade. E as outras
implementão (sic)": falácia

Já ouviu falar do Smart? Veio da Conectiva.
Já ouviu falar em baixar ISOs de instalação? A primeira foi a Mandrake.
Instalação gráfica? Acho que foi a Mandrake também.
RPM-delta, isto é, atualizar um RPM sem baixar a nova versão? SuSE.

A propósito, SuSE usa RPM, mas na versão 5.2 tinha a mesma organização
de pacotes do Slackware. É fork de quem?

--
  Thiago Macieira  -  thiago (AT) macieira (DOT) info
    PGP/GPG: 0x6EF45358; fingerprint:

4. And æfter se scieppend ingelogode, he wrát "cenn", ac eala! se
rihtendgesamnung andswarode "cenn: ne wát hú cennan 'eall'. Ástynt."

eu acredito que isso ae seja mais do que suficiente para esclarecer de
forma definitiva essa historia toda, okeyz?

"P.L.U.R. - Peace, Love, Union and Respect" - by Dani[InTRuDeR]

[]s
força sempre!
ate +++

--