[firebase-br] Perguntinha sobre FB+LINUX

Otto ottofuch em terra.com.br
Sáb Maio 14 12:23:48 -03 2005

O que na realidade tem que ser feito é ampliar dinámicamente a tabela 1-1
Firebird Minimum Operating System Requirements (Requisitos Mínimos do
Sistema Operacional para Firebird) do livro Firebird Book da Helen Borrie. A
tabela 1-1 faz referencias às seguintes distribuições Linux:

Red Hat
Suse
Mandrake
Todos Linux

Neste último caso menciona que Firebird 1.5 (servidor e cliente) requerem
glibc-2.2.5 ou acima e libstdc++.so lincado de libstdc++=5.0 ou acima.
Faz também falta um programa ou rotina, que por semelhança, existe no
instalador do Kylix, que verifica se os módulos .so existem na máquina onde
se pretende instalar o Kylix. Se não existir, não instala, até que a máquina
seja atualizada.
Feitas estas atualizações, e considerando alguns outros detalhes de algumas
distribuições, o Firebird instala e roda em qualquer distribuição mínima.
Entre outros detalhes inclui-se, por exemplo, onde o Firebird vai ser
instalado. Em algumas instalações isto acontece no diretório /opt, e em
outras, em /usr/local. Deve-se considerar, ainda, que a versão 2.6 do kernel
do Linux é bastante diferente do kernel 2.4, e isto também tem que ser
levado em conta. Quem pretende ser instalador de Firebird em Linux, tem que
estudar o Linux em primeiro lugar, a os detalhes da distribuição Linux que
pretende usar, em segundo lugar. Eu por exemplo, privilegio Mandrake (agora
Mandriva) e Suse (agora Novell Suse), mas a situação requer mais: o
aplicativo e o Firebird tem que funcionar na distribuição Linux que o
cliente tem. Não tenho a força da Oracle ou do SAP para dizer ao cliente que
sistema operacional ele tem que ter instalado para poder usar os seus
(deles) produtos.
[]'s
Otto