[firebase-br] Firebird e Linux.. uma boa parceria??

joel joel em kroma.inf.br
Sex Maio 13 23:08:09 -03 2005

RedDevil wrote:

>ola Fausto...
>
>segundo dizem os sabios, nao existe algo assim, tipow uma distro de
>Linux que seja mais recomendada para se trabalhar com o Firebird...
>
>o que eles aconselham eh que seja usada uma distro na qual o Firebird
>tenha sido testado, as distros que constam em um dos release notes do FB
>(compreenda que estamos falando de Linux... portanto, o Debian nao
>conta...;o).
>
>se pedissem a minha opiniao, eu aconselharia a usar o Conectiva 10
>agora, e depois, quando a poeira assentar, passar para o Mandriva, sendo
> [...]
Olá Pessoal,

Só pra esclarecer as coisas:   Distros Linux são só 3.  Slackware,
Debian e RedHat. O resto é Fork. (no flames, please)
Um exemplo acima Conectiva é um Fork do RedHat e agora está usando
apt-get original do Debian.
Funciona assim alguma das 3 desenvolve uma grande novidade. E as outras
implementão  do jeito
que melhor convem.

Acho que isto responde a dica do Newbe acima.

As distros comerciais isto inclui conectiva, fazem venda casada de
suporte, isto é quando vc compra
a caixinha recebe as midias ou o direito de baixar.  Mas o que você paga
na realidade é o suporte.
Linux é software livre tem a GPL  :) .

Quanto a melhor não existe. com certeza!   Mas algumas  são mais
estaveis porque tem um longo
periodo de teste.

Para servidor eu classifico  por ordem de estabilidade.    Debian,
RedHat Enterprise,  Suse Enterprise,  Slackware.   Não  é atoa que são
as mais usadas no mundo.

Eu tenho 8 aplicações com FB.  3 com 1.0 e 5 com 1.5 instaladas em 162
servidores todos com Linux
Debian e tudo funciona bem. muito estavel.

A instalação é bem simples:

Tendo no /etc/apt/sources.list
o repositorio:   deb http://ftp.de.debian.org/debian stable main contrib
non-free

é só usar o apt-get

para instalar o  FB1.5
aptitude install firebird2-super-server

para instlar o FB 1.0
aptitude install firebird32-server

ele já instala baixa as dependencias e starta o server.

Muintooo simples!
Não acham.

Abraço.
t+