[firebase-br] [aps] Biblioteca ideal

Francisco Thiago jeandeadlucky em yahoo.com.br
Qui Maio 12 17:59:16 -03 2005

Metendo o meu bedelho... Sempre arrumo briga com isso, vamos ver se aqui
acontece diferente hehehe

Saulo, a não ser que você não tenha a mínima intenção de usar outro banco de
dados em toda a sua vida* eu te digo: Vai fundo. Usa IBO e/ou MDO que são
"os componentes" para firebird. Indicação do Mr. Cantu.

Agora, se você é como eu... um cara que AINDA não trabalha por conta, que
quer estar pronto para programar para bancos desde MySQL a Oracle, que pensa
no futuro e na possibilidade dos clientes crescerem e precisarem de outro
banco e etc... Use DBXpress. O DBXpress permite, através de Drivers, acessar
os mais diversos bancos de dados.

Se ainda assim você optar por usar componentes nativo por N motivos de sua
escolha, dê preferencia a componentes unidirecionais e trabalhe em conjunto
com o ClientDataSet, que te permite uma troca de componentes de acesso com
um trauma bem menor e programe em cima do CDS. Vai por mim. Hoje ou amanhã
você vai precisar de trocar o banco ou ainda precisar de um sistema
multicamadas por qualquer motivo por mais hipotético que seja.

Fica aqui a minha recomendação :D

Francisco Thiago de Almeida
Enter&Plug Informática
Divisão: Desenvolvimento e Banco de dados
MSN: thiago em enterplug.com.br
Skype: enterplug_thiago

* Disse SUA vida e não VIDA ÚTIL do sistema porque, quer queira, quer não,
cada banco de dados, cada componente de acesso tem toda uma "manha" para
você utilizar ele da forma recomendada (possível) e outro conjunto de
"manhas" - as chamadas "manhas hard-core" - para fazer o negócio Voar! Por
isso eu repito: Gaste seu tempo em aprender aquilo que te dê maior
flexibilidade... Nos dias de hoje, isso é preciso