[firebase-br] Excepition

Moked do Brasil - Marcel (Brazil) marcel em moked.com.br
Sex Maio 6 15:50:57 -03 2005

Ai vai um exemplo bem simples mas onde vc consiguira abstrair a idéia!!!

criação de uma exception

Create Exception Intervalo 'O valor informado está forá do limite';

Usando a Exception criada em uma SP

Create Procedure Exemplo (Numero integer)
as
Begin
  if (:Numero > 5) then
  begin
     Exception exception_intervalo;
  end
end

execute e ele ter retornara a mesagem!

e tem com o comando when depois do for select do, que é onde são manipulado
erros de atualizações e exclusão onde por exemplo o campo retorne erro de
violação de chave

Exemplo:Tenho uma SP que efetua exclusões nos registro conforme valores
passados, depois de um comando de exclusão há tabela está relacionada com
outra ela não pode ser excluir então usamos.

For Select CAMPO from TABELA
       where Campo = 3
      do
      Delete from Tabela ;
      when SQLCODE -530 do  ---------------> indica que houve violação de
chave estrangeira
      Exception NOME_DA_EXCEPTION ------> onde exibiria a mensagem da
respectiva Exception criada pro
tratamento

Espero ter ajudado em algumas dúvidas do pessoal !!!