[firebase-br] Table unknown RDB$DATABASE.

janderson cardoso jandersonc em yahoo.com.br
Qui Maio 5 07:15:41 -03 2005

Pessoal, bom dia !!!
Estou com um sério problema e preciso da ajuda de
vocês o quanto antes.

Em uma empresa que presto serviço, houve um problema
com o nobreak que desligou sozinho(sem queda de
energia) e corrompeu o banco de dados.

Consigo logar pelo ISQL, mas quando vou fazer algum
tipo de consulta, até mesmo consultar as tabelas do
banco de dados:
C:\tmp\fire>isql -u sysdba -p masterkey
Use CONNECT or CREATE DATABASE to specify a database
SQL> connect 'c:\tmp\fire\based.gdb';
Database:  'c:\tmp\fire\based.gdb', User: sysdba
SQL> show tables;
Statement failed, SQLCODE = -902

internal gds software consistency check (can't
continue after bugcheck)
SQL>

E quando tento conectar com o ibexpert, me retorna o
seguinte erro:
Undefined name.
Dynamic SQL Error.
SQL error code = -204.
Table unknown.
RDB$DATABASE.
At line 2, column 19.

Já fiz validação com o gfix da seguinte forma:
gfix -validate -full -user sysdba -pas masterkey
based.gdb
E é me retornado as seguintes mensagens:
gfix -validate -full -user sysdba -pas masterkey
based.gdb

Caso alguém tenha idéia do que seja, agradeço mas
acredito que será mais fácil retornar um backup.

Janderson Cardoso