[firebase-br] Identificador para tabelas

Edson T. Marques marques em oriontec.com.br
Ter Maio 3 12:19:31 -03 2005

Seria num select.

imagine um banco de dados onde exista dias tabelas, uma tabela de
clientes e outra de pedidos. A tabela de Pedidos se ralaciona com a de
clientes. Eu quero criar um campo calculado na tabela de Pedidos para me
dar o Nome do cliente a ele associado, assim:

alter table PEDIDOS add NOMECLI computed by ((select C.NOME from
CLIENTES C whete C.CODIGO_CLI = xxx.CODIGO_CLI))

"xxx." seria este identificador.

O meu caso é distinto, eu sei que poderia usar junção, eu sei que
poderia usar PEDIDO no lugar de xxx (isso dá certo para campos
calculados criados dessa forma), sei que existem, emfim outras
alternativas para ter o NOME do cliente no meu result set. Mas o meu
problema não é ter o nome do cliente, meu problema é ter uma forma
"genérica" de referenciar a tabela de pedidos para o select mostrado
acima. Isso me permitiria fazer outas coisas como definir um domínio
para o campo calculado e usar este domínio sempre que eu necessitasse do
Nome do Cliente em qualquer tabela.

Sim, sim, isso remete a uma mensagen que eu enviei há algum tempo
(DUVIDA SOBRE DOMÍNIOS) depois eu mesmo respondí dizendo que tinha
achado uma solução. Acontece que minha solução está furando por causa
desse problema acima.

Pessoal, muito obrigado pelas dicas.
Eduardo. valeu a atenção! Mas, sei não, acho que tô meio numa furada.
Não tô conseguindo pensar numa saída decente pra este problema...

Té mais.
Edson T. Marques