[firebase-br] Elaboração de funções no Firebird

wagner rodrigues wprodrigues em hotmail.com
Ter Maio 3 11:30:23 -03 2005

Olá a todos, é a primeira vez que posto um email para a lista.
Estou começando a utilizar o Firebird, e estou com algumas dúvidas.
Preciso criar funções no banco de forma a facilitar o uso por parte do
usuário, pois os mesmos fazem uso diário de expressões SQL, mais
precisamente do Select.
Então se eu consegui-se montar uma função que facilite o uso para o usuário
seria bem interessante, ao invés de ter que usar o extract, usar diretamente
algo como Year(Data), seria mais simples.
As funções abaixo são algumas das que preciso, mas não sei bem ao certo qual
seria a melhor forma de fazer isto no Firebird, pensei em criar como funcões
externas, mas não sei bem como fazer, e também não sei se seria possível
usar tais funções diretamente no comando Select.
Se puderem indicar alguns papers para estudo também seria bem legal.

Grato

Wagner

Quarter
select (extract(month from PRODDIABATERIAIS.PRODDIADTPROD)-1)/4+1
from PRODDIA

Trimestre
select (extract(month from PRODDIABATERIAIS.PRODDIADTPROD)-1)/3+1
from PRODDIA

Bimestre
select (extract(month from PRODDIABATERIAIS.PRODDIADTPROD)-1)/2+1
from PRODDIA