[firebase-br] Dúvida com um driver DBX

eduardo eduardo em icontroller.com.br
Qui Mar 31 13:43:06 -03 2005

Já tive problemas sérios com o UIB e o próprio autor não está mais
mantendo o projeto, apenas disponibilizando os fontes.

Com D7 o Driver da Borland para o Interbase funciona perfeitamente. O
único BUG que temos que lidar constantemente é quando um ResultSet é
vazio e vc tenta acessar um campo ele fecha o aplicativo com "Este
programa executou uma operação ilegal" em w98 ou simplesmente fecha no
XP. Este BUG o driver da UIB não tem.

Utilizei o driver da UIB logo do início e relatei diversos problemas que
foram prontamente resolvidos. Em um determinado ponto o autor
redenominou o driver como "beta" devido ao grande núemro de BUGS
relatados. Após isso, tirou do seu site e está mantendo apenas os outros
componentes UIB.

Assim, infelizmente, a menos que alguém tenha novidades a acrescentar,
não é prudente começar com o UIB.

Eu, particularmente, apesar de estar satisfeito com o DBExpress, estou
disposto a assumir o "casamento" com o FireBird e utilizar um Componente
nativo onde a oferta é maior, do que ficar tentando manter um aplicativo
multi-banco de dados via DBExpress. Até porque o componente de acesso é
uma variável pequena dentro da complexidade de se manter um sistema
compatível com vários bancos de dados.

[]s Eduardo