[firebase-br] Fw: Perfornce em uma view

Gustavo André Tenan gustavo em tecbyte.com.br
Qui Mar 31 12:03:50 -03 2005

Olá pessoal,

Estou querendo substituir uma table por uma view, por questões de
praticidade, como está table guarda o saldo dos correntistas estou
pensando em trocar por uma view para evitar os triggers e procedures
que tenho que rodar em toda movimentação da minha table de
contacorrente, o problema é que tenho clientes que tem base de dados
com 60 mil pessoas cadastradas e um movimento de 700 autorizações
por dia.

A minha principal view seria essa.
CREATE VIEW SALDO_CONV(
    CONV_ID,
    FECHAMENTO,
    SALDO)
AS
select contacorrente.conv_id, contacorrente.data_fecha_emp,
      sum(contacorrente.debito-contacorrente.credito) from contacorrente
where contacorrente.baixa_conveniado <> 'S'
group by contacorrente.conv_id, contacorrente.data_fecha_emp

pela regra de negócios, antes de cada autorização eu tenho que verificar o saldo e para isso dou um select na view buscando por conv_id e fechamento, a grande diferença é que o select na view demora de 3 a 4 segundos mesmo eu tendo criado um índice na contacorrente por conv_id, data_fecha_emp e baixa_conveniado.(no ibexpert mostra que o servidor está usando o empece correto).

existe como eu otimizar a performance da view?
ou neste caso em que preciso buscar os dados muitas vezes não
é recomendável o uso de views?

desde já agradeço

Gustavo A. Tenan