[firebase-br] FIREBIRD X VISUAL BASIC - Alguem tem alguma resposta

Marcio André marciokviatkovski em yahoo.com.br
Qua Mar 30 10:23:17 -03 2005

Usamos Firebird com VB através do drive da Easysoft + ADO 2.1 há mais de
dois anos. Acredito que o seu problema possa ser a string de conexão. Hoje,
nós usamos a seguinte string de conexão em nossos programas:

cCnx.Open "DRIVER={Easysoft IB6 ODBC};DB=" & strServidor &
"\banco.gbd;UID=SYSDBA;PWD=masterkey;CHARSET=DOS850"

as palavras reservadas na string, como DB, UID, PWD... são de acordo com o
drive utilizado. Veja a documentação do seu drive para saber mais.

O MoveNext, MoveFirst, no nosso caso, somente é possível em recodsets
abertos no lado do cliente. Se você abrir o recodset como server, terá
apenas o MoveNext. Antes de abrir o recodset, defina o cursor a ser usado
(CursorLocation):

Set recConsulta = New ADODB.Recordset
recConsulta.Source = <sua sql>
Set recConsulta.ActiveConnection = cCnx
recConsulta.CursorLocation = adUseClient
recConsulta.LockType = adLockBatchOptimistic
recConsulta.CursorType = adOpenKeyset
recConsulta.Open , , , , adCmdText

Se você usar CursorType como adOpenForwardOnly também somente poderá usar o
MoveNext.

Marcio