[firebase-br] Like em campo Blob

Jean R. Streleski jrs.net em uol.com.br
Seg Mar 28 17:33:17 -03 2005

Eduardo..

    Show de bola!!!Funcionou com Containing. Tinha usado pouquissimas vezes esse comando q já tinha esquecido q ele existia. E sobre as aspas, foi pressa na digitação : )

Valew

Jean R. Streleski
Bauru / SP

  ----- Original Message -----
  From: eduardo
  To: lista em firebase.com.br
  Sent: Monday, March 28, 2005 5:25 PM
  Subject: Re: [firebase-br] Like em campo Blob

  >     SELECT * FROM Venda Vda LEFT OUTER JOIN...
  >     WHERE UPPER(Vda.Observacao) like UPPER("jean%") AND ...

  - O uso de " está incorreto. Utilize 'jean%' (isso no dialeto 3)
  - De qualquer forma, não dá para usar UPPER em BLOBs (pelo menos nos
  testes que fiz)
  - Uma boa maneira de se pesquisar em BLOBs é utilizar o CONTAINING que
  faz uma pesquisa muito rápida CASE INSENSITIVE, porém seria o mesmo que
  like '%jean%'
  - Me parece, pelos testes que fiz, que o STARTING WITH, quando em BLOBs,
  tanbém é CASE INSENSITIVE. Desta forma você deve alcançar seu objetivo com:

        SELECT * FROM Venda Vda LEFT OUTER JOIN...
        WHERE Vda.Observacao STARTING WITH 'jean'...
  OU
        SELECT * FROM Venda Vda LEFT OUTER JOIN...
        WHERE Vda.Observacao CONTAINING 'jean'...

  Obs.: Testei com FB 1.52 e DbExpress/D7 driver Interbase

  Espero ter ajudado

  []s Eduardo