[firebase-br] Problemas com Mapeamento

Adriano de F. Trindade trindade em desbrava.com.br
Seg Mar 28 08:42:25 -03 2005

Normalmente, quando é acesso local à um arquivo, basta o caminho local,
tipo "c:\dados\basededados.gdb". Mas, via rede, não é o arquivo que é
acessado diretamente, tanto que o servidor não precisa ter nenhum
compartilhamento para que o banco de dados seja acessado, nem sequer
precisa ter instalado o serviço de compartilhamento de arquivos.

O exemplo típico é "192.168.0.1:c:\dados\basededados.gdb", ou se
preferir pelo nome da máquina, "servidor:c:\dados\basededados.gdb". É
melhor pelo IP, porque daí não é necessário resolver o nome da máquina.

Acontece que o Firebird atende a requisição que vem neste ip, e daí ele
se encarrega de acessar localmente o Banco de Dados, e passa a utilizar
a porta destinada à esta comunicação para enviar/receber dados, sem
necessitar do compartilhamento de arquivos para isso.

Isto você coloca na cláusula "Database" do dbExpress, e pronto, ele
acessa normal. Até o servidor fica mais seguro se você não habilita o
compartilhamento de arquivos e impressoras. Isto, claro, se o
compartilhamento não for necessário para alguma outra finalidade também.

Falou?

Até!