[firebase-br] Firebird tratando indices de formas diferentes em dois bancos de dados distintos

Vinicius Barreira vinibarreira em superig.com.br
Qui Mar 24 12:20:10 -03 2005

 Olá pessoal;

 Tenho uma situação curiosa: recebi dois becapes de dois clientes
diferentes;
 recebi em formato GBK; salvei no meu HD, restaurei os becapes, e fiz o
mesmo
 select com where e left join nos dois bancos de dados e vejam só que
 curioso:

 1) no primeiro banco os indices não foram usados, o resultado foi lento

 2) no segundo banco os indices foram utilizados, o resultado foi
instantãneo

 Eu observei isso pelo PLAN do IBexpert. Olhei a estrutura das tabelas e nos
 dois casos os indices estão lá fisicamente;

 Porque será que em um determinado banco de dados os indices são utilizados
 em outro não são ? Obviamente onde os indices foram usados o resultado foi
 instantãneo e onde não foi, o resultado foi super lento.

 Vcs tem alguma pista para este mistério ? Estou usando Windows XP, SP2,
 Firebird 1.5.2

 Abraços;

 Vinicius Barreira
 São Bernardo do Campo - SP