[firebase-br] Campo com Param

Adriano de F. Trindade trindade em desbrava.com.br
Qua Mar 23 10:38:44 -03 2005

Óquei!

procedure pesquisacliente(campo: string; texto: string);
var
retorno: string;
begin
    retorno := 'SELECT * FROM tabela WHERE ' + campo + ' = ' + texto;
    SQLQuery.SQL.Clear;
    SQLQuery.SQL.Add(retorno);
end;

Assim sendo,  basta chamar "pesquisacliente('nome', 'fulano')" que vai
ser injetado no componente a sua query.
Claro, tem que fechar o seu ClientDataSet antes e abrir depois para
puxar os dados, mas dá certo.

Eu gostaria de ressaltar que este grupo é de Firebird, e não de
programação em Delphi. Em um grupo de Delphi, provavelmente você obteria
soluções alternativas para seu problema. Desse jeito funciona, mas tem
muitas outras maneiras de se obter o mesmo resultado.

Falou??

Até!!