[firebase-br]Firebird x Interbase

Adriano de F. Trindade trindade em desbrava.com.br
Qua Mar 23 09:45:28 -03 2005

Tudo que o pessoal te disse aí abaixo é verdade, mas no meu caso foi o
seguinte: o nosso sistema da empresa rodava em um servidor com Interbase
6.0. Tivemos que formatar o servidor, e daí eu passei para o Firebird
1.5, para que eu pudesse desenvolver outrra aplicação e aproveitar o
servidor. O sistema passou a funcionar tão bem quanto antes, e houve um
ganho de performance de mais ou menos 20%, o tempo de processamento de
muitas tarefas reduziu. E veja que o Servidor abriga a base antiga e,
simultaneamente, a minha base nova, que estou criando agora.

O que eu não te recomendo em hipótese alguma é instalar o Firebird junto
com o Interbase. Porquê? Porque, quando tu vai acessar uma base no
servidor, você usa o IP do Servidor mais o caminho do banco. Como os
dois bancos respondem da mesma forma, quando você tenta acessar, qual
vai responder? Você não especifica se você quer que seu banco seja
servido pelo Interbase ou pelo Firebird, e pode te dar problemas. No
servidor aqui da empresa, juntamente com o Firebird, roda o SQL Server,
para o nosso sistema da CEntral Telefônica. Mas daí não dá problema,
porque o SQL Server é acessado de uma maneira diferente, com um driver
diferente, então ele pode coexistir pacificamente. Então, não tem porquê
colocar os dois, mass se você quer fazer isso, então colque só o
Firebird 1.5, que já vale pelos dois! :-)

Abraços!!