[firebase-br] Erro ao criar/acessar banco (FB 1.5 SS CL 10)

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Ter Mar 22 22:35:16 -03 2005

ola Rodolfo.
tudo bem contigo?
sincerely, espero que sim.

esse "Permission denied" que voce esta recebendo deve ser porque voce nao
informou o user e o password no isql...

no shell, voce faz o seguinte:

$ cd /opt/firebird/bin <Enter>
$ ./isql -u sysdba -p a_tua_senha <Enter>

e entao voce vai poder criar um novo ou acessar um BD existente... ate vai
receber uma msg te dizendo isso...

voce instalou o FB no CL 10 usando o instalador sabor .RPM, e,
consequentemente, deve ter usado o script changeDBAPassword.sh para fazer a
alteraçao da senha... sendo assim, se voce usou como nova senha algo com
mais de oito digitos, voce deve ter recebido uma msg dizendo que somente os
primeiros oito digitos da senha serao validos, mas, para trabalhar com o FB,
voce pode entrar com a senha que voce informou na alteraçao que, mesmo que
ela possua mais do que oito digitos, nao da nada...

quando a instalaçao eh feita usando o instalador sabor .TAR.GZ, no final da
instalaçao ja eh solicitado que a gente informe a senha que sera usada
oficialmente, e nao retorna nenhuma "reclamaçao" sobre os oito digitos...

voce tambem vai ter que tomar algumas precauçoes no que diz respeito aos
usuarios que irao trabalhar com o FB 1.5.x no linux, os quais terao que
pertencer ao grupo "firebird"...

novamente eu te aconselho a dar uma lida no release notes do FB 1.5, que a
partir da pagina 58 tem algumas coisas que sao interessantes que a gente
saiba antes de começar a trabalha com o FB 1.5.x no linux...

[]s
força sempre.
ate +++

Luiz "RedDevil" Stefanski