[firebase-br] Por que Nao Excluir ?

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Ter Mar 22 00:59:11 -03 2005

ola Rogerio.
tudo bem contigo?
sincerely, espero que sim.

putz, eu te peço um zilhao de perdoes por te-lo deixado esperando por uma
resposta desde ontem, mas acontece que eu somente respondo na lista (alias,
tento responder... as vezes sai bola fora...;o) nos finais de semana e
durante a noite...

sorry tambem pela resposta imprecisa... eu esqueci de mencionar o lance do
user e do password... bem como nao falei (alias, escrevi...;o) sobre o
caminho do banco...

mas, ja que, pelo visto, voce eh novo na area, no que diz respeito ao
Firebird e a FireBase, eu vou aproveitar a deixa para dar uma de sabe-tudo e
te dar dois conselhos (brincadeirinha... os conselhos originais nem sao
meus... algum dos sabios æ da lista falou dessas coisas algum dia...;o).

o primeiro conselho seria no sentido de voce nao direcionar a pergunta para
uma determinada pessoa aqui na lista, pois dessa maneira, outro colega,
outro membro da lista, que poderia ter te respondido durante o dia nao
responde...

o segundo conselho seria no sentido de voce colocar nos favoritos (ou no
bookmark...;o) do teu navegador o site da FireBase (www.FireBase.com.br), e
sempre que te surgir alguma duvida que diga respeito ao Firebird/Interbase,
usar a opçao de procura que existe no site, a ultima opçao a tua direita no
meu principal... por exemplo, nesse caso, bastaria voce digitar "uso gfix"
(sem as guampas, digo, as aspas...;o) no search e selecionar selecionar
"todas as palavras" ou "frase exata" que a pesquisa resultante seria
suficiente para voce pegar o principio da coisa no que diz respeito ao uso
do GFIX... e tambem aproveitar as horas livres para ficar "fuçando" no site,
tipow nos artigos, no FAQ, nos downloads... tem muita coisa interessante
la...

mas se a tua pergunta nao era assim taaaooo ugente, para mim eh um prazer
responder... teve uma epoca em que toda quinta-feira a noite eu "rezava",
citava um credo que começava assim: "Nós acreditamos que a fé em Deus dá
sentido e finalidade a vida...", e teminava assim: "...e que servir a
humanidade é a melhor obra de uma vida."...
;o)

maaasss, vamos la... ontem eu esqueci de mencionar que, antes de voce usar o
GFIX, voce deve digitar, no prompt, as seguintes linhas:

set ISC_USER=sysdba <Enter>
set ISC_PASSWORD=masterkey <Enter> //ou a senha que voce tenha na tua
instalaçao do Firebird, ao inves de masterkey

e entao voce usa o GFIX conforme eu mencionei ontem, sendo que, uma vez
estando na pasta "Bin" do Firebird, basta voce digitar GFIX <Enter> para que
te retorne uma relaçao das opçoes que voce pode usar no GFIX, mas eu
acredito que, para validaçao do banco, para verificar se tem algum erro no
banco, um "GFIX -V -F ..." seja suficiente... e para correçao, um
"GFIX -M -I ...", uma vez que o -F usado na primeira vez ja deve ter dado um
shutdown... (para usar o GFIX voce tem que ter acesso exclusivo ao banco.).

e outra coisa que eu esqueci de mencionar eh que, uma vez estando no "Bin"
do Firebird, para usar o GFIX voce deve especificar, indicar o caminho onde
o banco se encontra, conforme æ abaixo:

GFIX -opçao -opçao ... C:\PastaDoBanco\NomeDoBanco.FDB <Enter>

okeyz, acho que era isso...

a proposito, se voce realmente for novo no pedaço, seja bem vindo ao
barco... voce vai aprender muita coisa somente acompanhando as msgs dessa
galera æ, assim como eu estou aprendendo...

[]s
força sempre.
ate +++

Luiz "RedDevil" Stefanski