[firebase-br] Dialect 1 para Dialect 3 com problemas no Delphi

Adriano de F. Trindade trindade em desbrava.com.br
Sex Mar 18 14:20:24 -03 2005

Saudações!

Eu tenho aqui um banco de dados com 65 tabelas, totalmente em Dialeto 1.
Andei vendo sobre as vantagens do Dialeto 3, e resolvi mudar de dialeto.
Após pesquisar, achei um uso do gfix para esta finalidade, que fica assim:

gfix -SQL_dialect 3 basededados.gdb

Com isso, a base passa para o Dialeto 3, e no IBExpert continua
funcionando normalmente, insere, modifica, exclui sem problemas, 100%.

O problema é que no Delphi, usando o dbExpress, mesmo após remover os
componentes e recriá-los para Dialect 3, o banco fica read-only! Eu não
consigo criar nenhum novo registro nem alterar algum registro existente!
Estou usando o Delphi 2005, mas o dbExpress não mudou nada em relação ao
Delphi 7. Bem que podiam ter adicionado uma connection específica para o
Firebird.

Será que eu sou obrigado a usar um componente IBObjects da vida ou tem
uma maneira de contornar essa situação? Em Dialeto 1, o Firebird é 100%
compatível com o Interbase 5.5, mas no Dialeto 3 pode não ser...

Qualquer dica, de alguém que tenha enfrentado essa situação, fico grato.

Atenciosamente,

Adriano.