RES: [firebase-br] Sobre senha do SYSDBA

Fortes Marcelo marcelosoftware em yahoo.com.br
Qui Mar 17 14:24:55 -03 2005

Não sei não Jossauro, vc fala muito unilateralmente, eu acredito muito no Firebird, gosto muito, uso o Firebird acho ele muito bom também.

Mas a Borland não é tão besta quanto as vezes parece, ela tem um time muito bom trabalhando no InterBase e ao que tudo indica muito do que rolou no Firebird até  1.0.3.x e InterBase 6.5 foram idéias discutidas por ambos os times repare nos release notes.

Não sabemos se a Borland não está reimplementadno em C++ também ou se está tirando os códigos de plataformas "obsoletas", observe que isso fazia ele ser mais portável em diferentes hardwares e SOs agora a borland só está oficialmente lançando releases para Windows, SOLARIS e Linux.

Não sabemos se estão implementando num código obsoleto, ou melhor a situação do InterBase atual nos aponta o contrário de que eles estão melhorando o produto, veja o suporte a Multi Processaento e Hyper Threading, o Firebird só vai ter sabe-se lá quando na versão 3.0 se Jim starkey e Nickolay Samafatov não balearem um ao outro naquela guerrinha de egos tola deles dois. Quem acompanha a lista dos desenvlvedores sabe do que eu falo.

Tem outras coisas legais no InterBase também, acabou aquele lance chato de de "set term isso", "set term aquilo" não precisa mais deste lixo. O Parser sabe exatamente onde é o fim da instrução para cada "statement".

Acabou aquela obrigação de vc ter que setar o Servidor com "Forced Writes ON" que faz com que o InterBase e o Firebird tenham uma queda significativa de performance. Vc pode configurar que toda transação marcada como commit seja gravada no banco de imediato. O que faz com que vc possa deixar setado o "Forced Writes OFF" se quiser.
Agora você tem Group Commit.
A dor de cabeça com corrupção de banco diminui e muito, acredito que, por  principalmente os dois recursos acima.

Exporta e importa em XML.

Tabelas temporárias globais reais, Monitoramento de virtualmente tudo que roda no banco e vc pode ver o que está exaurindo recursoso ou engargalando o servidor e parar aquele gargalo e debugar etc...
Sistema de monitoramento de memória refeito tirando melhor proveito de gerencia de memória, aumento de performance, melhor performance na conexão que do Firebird.

Acabou o terror do problema da senha do SYSDBA, ou de levarem seu banco e montarem ele em outro lugar... com outra senha e tal... ou simplesmente como SYSDBA. E uma porção de outras coisas que o Firebird implementou que no InterBase apareceu também igual ou semelhante e outras que não lembro de cabeça agora.

O que é realmente legal do Firebird que eu acho que o InterBase não tem sabe o que é ? recreate table, recreate procedure que é muito massa !
e o esquema de ser tirano com cláusulas SQL ambíguas que podem dar resultados errôneos e a questão de ser software livre de código fonte aberto.

Vejamos o que vem por aí no 2.0 !!! Eu estou ancioso mesmo é pelo 3.0
Então amigos, Viva o Firebird!!! e Viva o InterBase !!!

Marcelo Fortes.

"Josauro S.J." <josauro em casasoft.inf.br> wrote:

Acredito muito mais no progresso do FireBird do que no Interbase, hoje o pessoal do FireBird esta arrumando a casa para implementar recursos melhorados nas próximas versões, veja a mudança para C++ onde sera todo orientado a objeto, no Interbase eles implementam recursos sobre um código ainda cheio de problemas antigos, que cada vez vai ficar mais embrulhado.

(Opinião pessoal)

At.
Josauro S.J.
Diretor