[firebase-br] Sobre Delphi, Linux , FB e CrossOver

Bruno Garcia brunogarcia69 em brturbo.com.br
Ter Mar 15 18:18:15 -03 2005

Bem deixa explicar melhor então:

Servidor esta no Windows XP no micro 01, este deixarei como esta por
enquanto.

O(s) Cliente(s) esta em outra máquina, micro 02.

Todo o caso se encontra no micro 02 Cliente, que é o cliente, que atualmente
esta rodando um programa em Delphi 7 com componentes de acesso baseados no
IBO e acessa via rede ou via ADSL o micro 01 (que não mexerei por enquanto
em nada) aonde esta a base de dados e é o servidor de BD.
Como todos sabem, o Delphi só roda (ou rodava) em windows.
A questão toda e como fazer este programa cliente em delphi do micro 02
rodar num sistema Linux, mesmo sendo em Delphi.
Não quero fazer todo o sistema novamente, mesmo porque ele funciona muito
bem e faz alguns anos que esta em funcionamento e desenvolvimento, em alguma
linguagem nativa do Linux por enquanto. Quero aproveitar o que tenho e esta
funcionando, sem nenhum impacto das mudanças radicais...

Por que deve estar perguntando:
Para não ter que pagar uma licença do windows para a M$ para cada micro
cliente.
Para não ter que pagar uma licença de anti-virus e atualiza-la todo ano para
cada micro cliente ( que são a maioria em qualquer sistema
cliente/servidor).
Ou seja, para só pra variar entrar na legalidade, pois faz parte da cultura
brasileira achar que os programas da M$ e os anti-virus são grátis. Pois,
sejamos honestos, 90% dos windows e anti-virus que vejo por ai são piratas,
pois as pessoas de um modo geral, acham que é muito caro compra-los.
Mas o fato é que: todos estão acostumados a usar o Word, Excell e o
Powerpoit da M$( ainda bem que não é esta a questão para os browser e os
outros programas de conversação ). Por isto, mesmo que se tenha que pagar
uma licença por máquina para usar o Office da M$ no Linux, já não teriamos
que pagar o sistema operacional windows (mais de 600 reais para a versão
pro) e as licenças dos anti-vírus que tem que ser renovadas a cada ano, caso
contrario teria uma anti-virus que não pega nenhum virus novo, diminuindo
assim, em muito o custo final dos micros de uma empresa.
Um micro para uma empresa com windows, anti-virus e office não é muito, mas
multiplique por cem micros estes valores e vá falar este valor para o dono
da empresa...