[firebase-br] Criar tabelas

Valmir Cardoso valmircardoso em itj.viacabocom.com.br
Ter Mar 15 17:49:38 -03 2005

Olá Junior,

Graça e Paz!

De principiante para principiante...

a) Utilize o Firebird 1.5, é Free, é ótimo;
b) Quando instalamos o FireBird, (Classic ou SuperServer-tanto faz), ele
fica quietinho na memória, esperando ser acessado por alguma ferramenta de
acesso ou um aplicativo, pois ele não tem tela própria para operar consigo
próprio, diferente do Access;
c) Então você vai em www.ibexpert.com e faça download de uma "ferramenta
administrativa" chamada IBExpert Free Personal Edition. (Obs: No site do
Cantu tem link para download de outros, além deste);
d) Então, abra ele em seu micro e crie e registre um banco de dados
(database) com ele.
e) Bem, agora você já pode criar tabelas, rotinas(stored procedures),
eventos(triggers), views(relatórios pré-prontos), contadores para ajudar a
fazer sequencias numéricas para algum código de alguma coisa que se precise,
como por exemplo CODIGO DO CLIENTE (Generators) e mais algumas coisas a mais
que você pode criar no seu SGDB FireBird.
f) Após criar, por exemplo as tables (tabelas), você já pode começar a fazer
SELECT, INSERT, UPDATE e DELEE nas tabelas da base de dados, utilizando o
próprio IbExpert;
g) Então, isto tudo é no mundo FireBird. No outro mundo, do outro lado,
temos o Delphi, o Visual Basic e outros que possuem componentes que nos
ajudam a buscar e atualizar estes dados lá na base FireBird, utilizando as
linguagens de programação.

Sucesso!

Valmir