[firebase-br] Campos Calculados

Adilson B. Cápua Jr. juniorcapua em yahoo.com.br
Ter Mar 15 02:02:51 -03 2005

PessoALL,

	Possuo uma tabela que guardo lançamentos efetuados pelos usuários.
Essa tabela, dentre outros, possue alguns campos como valor, emissão,
vencimento, juros, etc... Bom, atualmente, é na aplicação (através de
campos calculados) que eu controlo o atraso e o cálculo do juros, bem
como o total a pagar. Faço tudo isso no evento ONCALCFIELD do meu
dataset. Estou pensando em portar tudo isso para o Firebird e a minha
dúvida principal é a seguinte. Preciso ter três campos calculados na
minha tabela. Um são os dias de atraso (em relação a data de vencimento
e a data atual), o outro são os juros pelo atraso e, finalmente, o terceiro
mostra o total geral a pagar (valor da conta + juros). Existe alguma
forma de fazer isso que estou querendo? Preciso que a tabela somente execute
os cálculos se a conta não estiver paga!
	Uma vez me disseram que eu poderia fazer isso via SP, mas não vejo
como... Esses cálculos são diários e muitas vezes, o operador (para gerar
renegociações de dívidas) precisa saber de quanto será o juros numa
determinada
data futura para realizar os acertos!
	Existe forma de inserir um campo calculado através de uma condiçã?
Tipo
assim: se campo_tal = 'F' então campo_tal = campo_tal + campo_tal_2 senão
campo_tal = 0!!!

Grato por qualquer tipo de ajuda!!!

Ps.: Hoje o programa já funciona certo! Estou tentando levar isso para o
banco
para poder ganhar mais performance! Não que o programa esteja lerdo, mas
acho
que o banco controlando isso seria melhor!!!

[]'s

Adilson Bragança Cápua Jr.
Linhares - ES             Brasil

mailto: juniorcapua em yahoo.com.br