[firebase-br] IBO - Como obter o máximo de performance?

RAMJ SISTEMAS & CONSULTORIA jubrovolski em yahoo.com.br
Seg Mar 14 11:49:29 -03 2005

Olá Pessoal

Tenho uma aplicação onde trabalho com IBO x Firebird x Delphi 7
Utilizo o componente da Paleta IBOCore para acesso a base de dados:
TIB_Connection e TIB_Transaction.
Uso também os componentes TIB_Query e TIB_Datasource para acessar as
tabelas.

As perguntas são:
1->Como configurar as propriedades destes componentes para obter o
máximo de performance?
2->Quando utilizar o TIB_Cursor?
3->Qual a forma correta de abrir a conexão. Hoje eu utilizo a seguinte
forma dentro do Evento FormActivate.

   if not dm.conexao.connected then
           dm.conexao.connected :=true;
   if not dm.qryclientes.active then
           dm.qryclientes.active := true;

   3.1->É aconselhável testar a conexão a cada form?
   3.2->É preciso abrir/fechar as query's a cada form, ou posso
deixá-las aberta até a saida do sistema?
   3.3->Estas informações ( da query ) ficam em cache ou o há um
ponteiro aberto no banco dados?
   3.4->Em qual evento é melhor fazer a abertura da query.

4->É possível trabalhar multi-camadas com IBO?
5->Qual a performance do IBO no acesso a uma base de dados remota (
internet )?
6->Como arrastar os campos para um form atrases do TIB_Datasource sendo
que este está em um Datamodule.
7->Qual exemplo de select usar? e porque?
      7.1
           SELECT E.CODCLI
                , E.RAZAO
                , E.CODMUNCOM
                , A.DESCMUN
           FROM CLIENTES E
           LEFT JOIN MUNICIPIO A ON (A.CODMUN = E.CODMUNCOM)
      7.2
           SELECT E.CODCLI
                , E.RAZAO
                , E.CODMUNCOM
                , (SELECT DESCMUN FROM MUNICIPIO WHERE CODMUN =
E.CODMUNCOM) AS DESCMUN
           FROM CLIENTES E
8->Há alguma configuração adicional para rodar o firebird em uma máquina
com Windows 2003 Server? Achei que ficou mais lento, uma vez que o
servidor firebird estava instalado numa máquina com o XP SP2.

Desculpem a quantidade de perguntas, mas é porque não estou conseguindo
fazer com minha aplicação rode satisfatoriamente, já que há momentos que
o programa não consegue abrir uma tabela com apenas 10.000, acessando
diretamente no servidor.

Reuber Abdias de Moura Junior.

Participem do 5o. Delphi Develop