[firebase-br] REGRAS DE NEGOCIO - NO BANCO x NO FRONT

Jesus (CSJ Sistemas) jesus em csjsistemas.com.br
Seg Mar 14 10:24:24 -03 2005

Caros Colegas

Já trabalho com FB a 2 anos, mas estou tendo inumeras dificuldades para
conciliar o uso de Triggers / SP's para tratar as regras de negocio do
Banco, pois a cada atualização de programa se o banco nào for atualizado
junto com o programa, ocorrem inumeras falhas.

Atualmente eu coloco no banco todas as regras, ou seja por exemplo, ao
efetuar um Insert na tabela PEDIDOS, distara-se uma Trigger que irá fazer a
RESERVA DE PRODUTOS na tabela ESTOQUE. Ao efetuar um Update na tabela
PEDIDOS, alterando o campo status de Pendente para Confirmado, disparo outra
Trigger no banco que irá efetuar a baixa efetiva no estoque.

O que ocorre é que implementando novas funcionalidades no Programa, havendo
necessidade de atualizar o Banco e se isto não for feito, poderei esta
usando um EXE (Front) com certos mecanismos que o Banco não estará
gerenciando.

Diante disto, gostaria de colocar em discução: SERÁ QUE VALE A PENA USAR
ESTAS TRIGGERS ? QUANDO SERIA MELHOR USAR E NÀO USAR?

Espero que este tema ajude a todos nós a acharmos um conciliador ...

Ats. Jesus Angelo.