[firebase-br] Sql de Tabela relacionada com ela mesma

João Luiz Esteves estevesjl em gmail.com
Seg Mar 14 09:10:17 -03 2005

Bom dia a todos da lista.

Gostaria de saber porque a query abaixo não retorna os valores
corretos. A query é composta de apenas uma tabela chamando ela mesmo
relacionada pela chave matricula_empregado = matricula_chefia

SELECT
EMPREGADO.NOME_EMPREGADO
, EMPREGADO2.NOME_EMPREGADO AS NOME_CHEFIA,
FROM
EMPREGADO INNER JOIN EMPREGADO EMPREGADO2 ON
EMPREGADO.MATRICULA_CHEFIA = EMPREGADO2.MATRICULA_EMPREGADO

Já fiz alguns testes e olha os resultados:

> INNER JOIN: retorna apenas UM registro com todos os campos com valor NULL

> RIGHT OUTER JOIN: retorna TODOS os registros da tabela sendo que no campo AS NOME_CHEFIA repete o valor do campo NOME_EMPREGADO

> LEFT OUTER JOIN: retorna TODOS os registros da tabela com todos os campos com valor NULL

> FULL OUTER JOIN: retorna TODOS os registros da tabela sendo que no campo AS NOME_CHEFIA repete o valor do campo NOME_EMPREGADO

Esta situação é típica de SABER QUAL É O NOME DO CHEFE DE UM EMPREGADO
(O CHEFE TAMBEM É UM EMPREGADO)

A versão do firebird que estou usando é : WI-V6.2.972 Firebird 1.0.3

Não sei o que fazer. E necessito disso.

Se tiver alguma sugestão!

Obrigado, João Luiz