[firebase-br] Sobre senha do SYSDBA

Alexandre simpsom_boy em yahoo.com.br
Qui Mar 10 15:58:29 -03 2005

> o acesso aos dados de forma manual, por pessoa não
> qualificada, pode causar um desastre no ambiente da empresa impactando
> fornecedor de Software.

Sim pode causar grandes perdas. mas e os backups?

> Ex: Alguém que entra na tabela de pedido e de forma amadora, apaga o
> registro via IBExpert e o cliente não tem seu pedido faturado, e em
> consequencia fica sem seu produto e a culpa vai cair no sistema de
> faturamento que não tem nada a ver com isso.

isso não impede de o responsável pela empresa ter esta senha guardada em
algum lugar ou mesmo na documentacao do produto a qual foi entregue ao
cliente, de forma que se o responsável da empresa repassou esta senha
para uma pessoa, automaticamente ele estará assumindo os riscos

> Ou seja, sistemas empresáriais
> são coisa séria, e seus dados não podem perder a integridade pela
> intromissão intencional ou não de alguém.

Com certeza, por isso mesmo que o responsável não deve dar a senha para
quem não é qualificado!

> a maioria das empresas não possuem profissíonais, treinados e
> responsáveis por esses0 dados,

concordo.

> sendo o fornecedor do sistema o único responsável pelo perfeito
> funcionamento do sistema
concordo também, "perfeito funcionamento do sistema", o que não implica
em acessos não autorizados à sua base de dados.