[firebase-br] Sobre senha do SYSDBA

Otto ottofuch em terra.com.br
Qui Mar 10 11:03:22 -03 2005

Bem, temos que separar entre redes com Windows 95/ 98/ Me, e redes com a
linha NT no caso do Windows (NT 4, Windows 2000, Windows XP e Windows 2003),
e a linha Linux, bem como redes ponto-a-ponto e redes cliente/servidor (por
exemplo, servidor Windows 2000).

De qualquer maneira, deve o Firebird ter pontos de entra, ganchos, que
permitem que um sistema de segurança ou de diretórios assuma a segurança dos
bancos de dados do Firebird, uma a uma, e não (só) do gerenciador de banco
de dados como um todo. Neste caso, nas situações em que não existe um
sistema de segurança do sistema operacional (Active Directory, eDirectory
etc) pode existir um módulo de segurança que faça a identificação e a
autenticação dos usuários, e definindo os seus direitos. Mas a interface do
gerenciador de banco de dados do Firebird seria uma única, a ser usada tanto
pelo Active Directory quanto por este módulo auxiliar a que me referí, sem
mudar nada no Firebird.
100+
Otto

----- Original Message -----
From: "Flávio Mendes" <flavio.mendes em meirafernandes.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Thursday, March 10, 2005 9:04 AM
Subject: RES: [firebase-br] Sobre senha do SYSDBA

  Não faz sentido qdo o sistema é desenvolvido dentro da empresa que vai
utilizá-lo, aí o sistema operacional pode fazer a segurança sem problemas,
no caso de empresas como a minha que desenvolvem sistemas que rodam em
diversos clientes, deixar a segurança fora do meu database e a cargo do
sistema operacional do meu cliente é o mesmo que nada, pois qualquer cliente
pode abrir meu bd e realizar qualquer coisa que quizer sem ser autorizado
pra isso, bastando usar a senha padrão do SYSDBA. Na minha opnião o BD tem
que ser autonomo na segurança, não tem que deixar nada para o S.O. Para
aplicações do tipo descrito acima o Firebird ainda deixa muito a desejar no
quisito segurança, espero que isso mude no futuro.