[firebase-br] Sobre senha do SYSDBA

Eduardo Jedliczka eduardo em gerasoft.com.br
Qui Mar 10 11:02:34 -03 2005

Alexandre,

Talvez você esteja certo sobre um monte de coisas, mas há mais coisas a
serem levadas em consideração.

1º Na maioria dos clientes, não há usuários que entendam suficientemente de
informática, para entender a necessidade de uma senha de DBA, quanto mais
saber se pode permitir ou não que dois sistemas utilizem o mesmo servidor.

2º Muitos instaladores (principalmente de instituições relacionadas ao
governo) instalam seu Interbase 6.X (só para exemplificar) por cima de
qualquer versão do IB/FB sem o mínimo remorso... Arquivo de senhas
(ISC4.GDB) é uma das primeiras coisas a serem apagadas...

3º A maioria dos Desenvolvedores tem muita preguiça para criar usuários
distintos para suas aplicações, e acessam o banco em 100% das vezes como
SYSDBA.

4º No FireBird 1.5 é possível trabalhar com várias instâncias (em versões
diferentes, senhas diferentes e portas diferentes), mas para quê ter
trabalho de "configurar" meu sistema para trabalhar numa porta/instância
específica... Isto ficará drásticamente melhor no FB 2.0, pois o instalador
do Interbase 6, não irá bagunçar as chaves do registro do FB...

Na verdade, há mais coisas, mas citei apenas 4 que se excluem mutuamente...

Acho que se todos os desenvolvedores de "enlatados" começarem a trabalhar
com o FB 2.0 e cada um instalar sua própria instância (na pasta do próprio
aplicativo) e abrir uma janela de "seleção de porta" os problemas de senha e
conflitos de versão seriam demasiadamente reduzido...

[s]

Eduardo Jedliczka
Gerasoft Informática
Apucarana - Pr