[firebase-br] OFF - Ferramenta CASE - Sonho ou Realidade!

Erike erike_almeida em yahoo.com.br
Qua Mar 9 14:36:59 -03 2005



Sempre encontro pessoas nesta lista procurando por ferramentas que auxiliem no trabalho de desenvolvimento de sistemas e administração de banco de dados.
Então tomei a liberdade para publicar esta informação sobre uma ferramenta case, que promete aumentar a produtividade de muitos desenvolvedores.

Sabemos que é muito chato e demorado criar formularios de cadastro, sendo que isso não requer muita inteligência pra se fazer, somente consome tempo até encontrar a interface perfeita, depois gastamos muito tempo em criar scripts de criação de banco de dados e manipulação de dados (select, insert, update, delete, create table, create constraint, etc) principalmente se nossa aplicação utilizar mais de um banco de dados, dai então o trabalho é muito maior, temos que administrar as API de conexões (ADO, IBO, IBX, DBX, Zeos, etc),  alem de ter que utilizar feramentas para fazer mapeamento objeto-relacional se quiser utilizar orientação a objetos, ou fazer tudo manualmente, qdo achamos que tudo terminou, ainda tem a distribuição da aplicação, instalador, help, serviços muitas vezes ignorado na hora de estimar o tempo de desenvolvimento. mas em fim....

Para ajudar a aumentar a produtividade, existem ferramentas case,  uma para cada atividade específica. a Idéia é porque não utilizar uma única ferramenta, capaz de controlar a persistencia (Banco de dados) mudar de Banco de Dados sem precisar reescrever uma linha de código ou até mesmo compilar a aplicação, gerar a interface (GUI) tanto pra windows como pra linux, fazer modularização da aplicação (chega de excutaveis enormes), documentação e instaladores, além de possuir diagramação UML (diagrama de classes)  e claro, controlar versão de scripts para banco de dados e alterações de código, visualizar dependencias de classes métodos, relatórios de impacto, sem esquecer da gerencia de equipe de desenvolvimento, tudo isso integrado em um unico ambiente e de fácil utilização. seria isso um sonho? 

Não estou desmerecendo nenhuma ferramenta, mas acredite ter um ambiente unico sería ótimo.

Esta ferramenta existe, é realidade, chama-se SpeedCASE,  desenvolvida pra linguagem ObjectPascal (Deplhi), as informações que consegui juntamente com a equipe que a desenvolve é que aversão 1.0 já esta pronta, ainda não lançaram porque esta faltando a documentação, manuais de usuário, help, etc. versão essa que requer o Delphin 7 instalado. Mas também descobri que que a proxima versão não mais dependerá do Delphi para compilar as programas.

Acreditem, vale a pena testa-la.

Mais informações poderão ser adquiradas pelo email speedcase em speedcase.com.br    

Abraços e desculpem pelo OFF.





Mais detalhes sobre a lista de discussão lista