[firebase-br] Limpar tabela

Adelson R. Longo adelsonlongo em gmail.com
Qua Mar 9 13:14:35 -03 2005

Gente Boa,

Dentro do conhecimento, o comando Truncate, que tem no Oracle e no
MS-SQL Server, não tem nada a ver com:

delete from <tabela>
commit

...pelo seguinte motivo: quando estes comandos são executados,
considerando um banco com uma quantidade grande de registros ( "vamo
lá", 1 milhão...), meu, demora "uma cara" para serem executados, pois
isto gera Logs para Rollback, tanto que se voce interromper o "delete
from <tabela>" no meio da operação, o mesmo tempo que o banco demorou
apagando ele demora recuperando...

...agora, com o comando Truncate (no Oracle e no MS-SQL), ele dá um
"Zap" na hora... num piscar-de-olhos tá tudo limpo... tem mais alguns
detalhes, mas desnecessários de serem comentados agora...

Não sei qual e nem se existe equivalente comando (Truncate) no Firebird,
mas, que não é o "delete from <tabela>" dá até para apostar uma cerveja

Abraços,

Adelson.