[firebase-br] [Select +Like]

Freitas - Protews benefreitas em terra.com.br
Dom Mar 6 17:24:11 -03 2005

Herbert

Use
Select * from Clientes Where UPPER(nome) like 'M%'

----- Original Message -----
From: "Helbert Miranda" <hmiranda.firebird em gmail.com>
To: "Lista Firebird" <lista em firebase.com.br>
Sent: Sunday, March 06, 2005 5:21 PM
Subject: [firebase-br] [Select +Like]

Boa tarde a todos.

    Estou com uma dúvida quanto ao uso da cláusula LIKE. No Access, a
seguinte consulta:
          (Select nome from Clientes Where nome like '%jo%') retornaria
: _*Jo*_ão, *_Jo_*sé, _*jo*_aquim, En_*jo*_ado.

    Já no Firebird, tenho uma tabela com os seguintes dados:

       Código       Nome
          1              Maria
          2              maria

    Preciso selecionar todos os registro com M, maiúsculos ou
minúsculos, seja qual for o caso. Exemplo:

    (Select * from Clientes Where nome like 'M')  Neste caso ele só
retorna Maria e não maria.

    Como eu faço para pegar tudo que tenha M, maiúsculo ou minúsculo???

Obrigado.