[firebase-br] IBO - ALIAS

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Dom Mar 6 04:01:24 -03 2005

ola Amigo Valmir.
tudo bem contigo?
sincerely, espero que sim.

entao, sendo este o caso, eu acho que tive uma ideia que podera te ser
util...

basta voce fazer, no teu aplicativo, algo semelhante a uma tela de
parametros, sendo que entre esses parametros constara o caminho para o banco
de dados e o nome do banco de dados, os quais o teu cliente podera alterar
caso ele queira usar o banco de dados em outro lugar daquele que foi
definido no inicio da historia...

esses parametros poderao ficar armazenados em um banco de dados auxiliar que
obrigatoriamente ficaria no mesmo lugar que o teu aplicativos, ou, melhor
ainda, voce poderia armazenar esses parametros em um arquivo texto, sendo
que toda vez que o teu aplicativo for iniciado, voce le esse arquivo texto e
atribui as informaçoes referentes ao DatabaseName e ao Path do
IB_Connection, e a propriedade DatabaseName das tuas IB_Queries em tempo de
execuçao...

nesse exemplo (testado e aprovado...;o) que estou colocando æ abaixo eu fiz
a historia no evendo OnCreate do form, mas se voce trabalha com DataModules,
podera fazer no OnCreate do(s) DataModule(s)...

procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject);

var
path_fdb : String;

begin

 path_fdb := 'C:\DataBase Home\DragonEgg.FdB';  // ---> leia em um arquivo

 IB_Connection1.Connected := False;
 IB_Connection1.DatabaseName := path_fdb;
 IB_Connection1.Path := path_fdb;
 IB_Connection1.Connected := True;
 IB_Query1.DatabaseName := path_fdb;
 IB_Query1.Prepare;