Re: [firebase-br] PRIMARY KEY não funciona..

Josauro S.J. josauro em casasoft.inf.br
Qui Mar 3 11:56:49 -03 2005

Não é uma questão de correto ou não , é uma questão que não traz beneficio algum, e so complica.

Se voce criar uma chave primaria numerica em todas as suas tabelas, voce a usara para criar a relação ForeignKey, master detail etc.

Josauro S.J.
Diretor
josauro em casasoft.inf.br
----- Original Message -----
From: Valmir Cardoso
To: FireBase
Sent: Thursday, March 03, 2005 10:16 AM
Subject: [firebase-br] PRIMARY KEY não funciona..

Josauro, Graça e Paz.

Se tenho uma tabela de Documentos para Cobrança (TBCOB), onde, tenho
CODCLI,TIPDOC,NUMDOC (Cliente, tipo docto(CH,DP,NP,etc), número do Docto
para cobrar), entre outros campos. Também tenho um segunda tabela dos
recebtos destes doctos de cobrança(TBREC), onde tenho os campos
CODCLI,TIPDOC,NUMDOC,DTAREC,VLRREC,OBSREC, para informar os dados dos
recebtos, tenho a lhe perguntar o seguinte.

1) Não é correto eu criar uma primary key com mais de um campo
(CODCLI,TIPDOC,NUMDOC)???, que aliás será a foreign key do relacionamento
Master/Detail com a TBREC.
2) Tudo bem, então se eu gerar um campo AUTOINCREMENT através de generators
na TBCOB, e colocar CODCLI,TIPDOC,NUMDOC apenas como índice, nestes casos
daria para fazer Master/Detail assim mesmo? Um relacionamento Master/Detail
não exige que o campo de ligação da tabela filha, seja Primary Key na Tabela
Mãe?

Valmir