[firebase-br] Conexao com java

Demitre demitre em estadao.com.br
Ter Mar 1 16:02:05 -03 2005

Baixa os drivers para conexão ( Jaybird ), e só adapte o seguinte código:
import java.sql.*;

public class Bco {
 public static void main(String args[]) {
  System.out.println("#testando acesso a banco de dado Firebird");
  Connection conn = null;
  String teste = "SELECT * FROM tabela;";
  try {
   Class.forName("org.firebirdsql.jdbc.FBDriver");
   conn =
DriverManager.getConnection("jdbc:firebirdsql:servidor/3050:pathbancodedados
", "SYSDBA", "masterkey");
   System.out.println("Sucesso na conexão! Massacre!\n");
   Statement stm = conn.createStatement();
   ResultSet rs = stm.executeQuery(teste);
   while (rs.next()) {
    String linha = rs.getString("campo");
    System.out.println("campo: " +linha);
   }

   System.out.println("select realizado\n");
  }
  catch(ClassNotFoundException e) {
   System.out.println("Drivers de acesso a dados inexistentes...");
   e.printStackTrace();
  }
  catch(SQLException e) {
   System.out.println("SQL Exception... Erro dos Bravos");
   e.printStackTrace();
  }

  finally {
  try {
   conn.close();
  }
  catch(SQLException onConClose) {
   System.out.println("Erro ao terminar conexão...");
   onConClose.printStackTrace();
  }
  }
 }