[firebase-br] DICA: Pesquisa por semelhança sonora

Flavio Yamil yamil3 em brturbo.com.br
Qui Jun 30 16:45:19 -03 2005

Pessoal,

Desenvolvi uma udf (para windows) que permite a pesquisa de registros por
semelhança sonora.

O algoritmo utilizado é o mesmo do SQL Server 2000, mas com algumas
adaptações para o português.

Antes de implementa-la, testei a udf SOUNDEX, bastante difundida, mas
realmente não gostei do resultado.

A necessidade que eu tive, foi a de desenvolver um site para consulta de
serviços, onde o usuário possa escrever no sistema o que está procurando.
Exemplo: “preciso uma consulta médica com um cardiologista” ou ainda “quero
comprar um carro novo”, e o sistema disponibilizar as empresas que prestam
tais serviços ou vendem tais produtos.

Voltando à udf, se alguém tiver interesse, posso disponibilizar sem
problemas, inclusive os fontes.

Cantu:

Se você quiser, podemos disponibilizar no site, junto com um artigo, ou algo
assim.

Abraços

Flavio Yamil