[firebase-br] Modo que o DBExpress trata o sql

Lucas Zampar firebird em zampar.com.br
Qui Jun 30 10:36:45 -03 2005

Sei que pode parecer meio off-topic, porém é uma dúvida relacionada ao
Firebird e outros BD quando se usa a camada DBX no Delphi para acesso.

Quando se ativa o TClientDataSet, é feito um fetch em toda tabelo do
banco de dados, ou apenas nos registros que serão listados, e em um
DBGRID como isso ficaria?

No momento em que é necessário realizar consultas, vocês usam o método
"findkey / findnerearst" ou a escrevem com "where/order by", qual a
vantagem de um pra outro?
Será que o DBX quando colocamos o campo de índice no "IndexFieldNames",
envia para o firebird qual o indice correto para fazer a busca ou ele
carregada todo banco na na memoria e ordena no cache? numa dessa pra que
serviriam os indices no delphi com DBX?

É normal com vocês, mesmo que uma tabela do FB tenha indices criados,
eles não apareçam no "IndexFieldNames/IndexName" ?

Aproveitando o email gostaria de elogiar o Carlos H.  Cantu pelo
excelente trabalho que ele fez no livro "FireBird Essencial", ficou
fantástico. Virou meu guia de primeiros socorros. Apenas uma sugestão,
porque não para um próximo livro abordar assuntos de acesso com Delphi e
FB, porém indo mais à fundo que a maioria dos autores? por exemplo
nessas dúvidas que eu postei acima? Já existir esse livro, gostaria de
saber o nome...

Atenciosamente,

Lucas Zampar