[firebase-br] TIBScript + FKs

Ricardo Acras ibfb em acras.net
Seg Jun 27 19:49:10 -03 2005

Opa,

  Tenho algumas bases em produção e sempre que preciso alterar algo na base
eu gero um atualizador que roda scripts via TIBScript.
  Consigo rodar quase tudo com ele, menos ALTER TABLES que adicionam Foreign
Keys. Não tenho nem idéia do por quê.
  Comandos como:

alter table romaneio add foreign key (codMarca) references marca (codMarca);

  geram o erro:

"unsuccessfull metadata update object MARCA is in use".

  Acontece que não está em uso, com certeza. Já testei em uma máquina fora
da rede, logo após reiniciá-la e nada. Tentei restartar o server e nada. A
maior evidência que é algo errado na minha aplicação de atualização é que
logo depois de dar o erro eu entro no IBConsole e rodo a sentença e funciona
normalmente.

  A arquitetura da minha aplicação de atualização é a seguinte:

  Meu TIBScript está ligado a um TIBDatabase que possui uma TIBTransaction
default. Ela tem TACommitRetaining como ação default, as outras propriedades
não estão alteradas.

  Tentei também setar o AutoDDL para false e dar commit manualmente e tbem
não funcionou.

Agradeço.
Um abraço.

--