[firebase-br] Programa UML.

Eduardo Jedliczka eduardo em gerasoft.com.br
Seg Jun 27 10:06:33 -03 2005

Cara, já vi várias ferramentas Case, sejam UML ou "não-orientadas à
objetos", que prometem geração de código e/ou geração do banco de dados.

E que (realmente) funcione com Delphi / FireBird, eu não conheço nenhuma
(nem gratuita e nem paga)! Todas as que eu conheço foram feitas para outros
bancos de dados e migrados para o IB/FB e geram muita sujeira, como por
exemplo: dezenas de triggers para "validar" as FKs., domínios
individualizados, ou não aceitar nomes para PKs e/ou FKs.

Quanto ao Delphi, algumas criam a "prototipação" de classes, objetos e
funcionalidades em Java, C++ e .NET, mas em Delphi ??? Que realmente seja
útil ? Eu não vi nenhuma.

Nunca usei o Bold, mas este (pelos comentários que escutei) funciona
relativamente bem, embora seja um pouco limitado!!!

A documentação de um Sistema, é sempre controversa e problemática. A tão
sonhada Documentação bi-direcional (documentação que agilize o
desenvolvimento, e que seja retro-alimentada ao alterar o sistema), continua
sendo uma fábula, que deverá demorar muito para começar a virar realidade).

Então, escolha o produto que tenha a melhor relação custo-benefício para o
seu "tipo" de sistema, e viva frustrado, digo, feliz...

[s]

Eduardo Jedliczka
Gerasoft Informática
Apucarana - Pr