[firebase-br] FireBird Novell

Otto ottofuch em terra.com.br
Ter Jun 21 21:20:25 -03 2005

Pelo que entendí você tem uma rede NetWare, com um servidor NetWare 5.x que
usa o TCP/IP nativamente (e não necessita usar o legado IPX/SPX por não ter
nenhum servidor NetWare anterior à versão 5.x na rede). Tem na mesma rede um
servidor Linux RedHat 9. Entendo também que você tem em cada estação de
trabalho um cliente Novell, que vem em dois tipos: para estações de trabalho
com Windows 9x/me, e para estações de trabalho com Windows NT/2000/XP. Com
esta configuração você consegue:
Pingar do servidor NetWare 5.x para o servidor Linux 9.x
Pingar do servidor Linux para o servidor NetWare 5.x
Pingar dos servidores Linux e NetWare as estações de trabalho Windows
Pingar das estações de trabalho Windows os servidores Linux e NetWare.

E mesmo que se você só tem o cliente Windows com TCP/IP habilitado instalado
nas estações de trabalho Windows você pode pingar os dois servidores, embora
não consiga acessar os serviços do servidor NetWare. Isto porque o NCP
(NetWare Core Protocol) exige a instalação ou do cliente Windows (Microsoft)
para NetWare, ou o cliente da Novell.

Caso não haja um firewall no caminho impedindo o pingamento, ou a resposta a
pings desabilitada, e se você tiver apenas o cliente Novell instalado,
instale também o cliente Windows habilitando o TCP/IP nele e veja se
consegue pingar o servidor Linux. Você não informa se usa DHCP para atribuir
os endereços IP dinâmicamente às estações de trabalho, ou se os arquivos
hosts/host estão corretos em todos computadores.

A título de curiosidade, o produto mais atual da Novell agora chama-se
Novell Open Enterprise Server, que vem em duas edições: a edição NetWare
(com NetWare 6.5 Suport pack 3) e a edição Linux (com Suse Linux Enterprise
Server 9). O eDirectory (ex NDS) existe nos dois, bem como o Apache, MySQL,
PostgreSQL, gerenciamente pelo iManager a partir de um browser de web, etc.

Sem o eDirectory, é necessário um login no servidor NetWare, um login no
servidor Linux, e se for Windows NT/2000/XP, um login na estação de
trabalho. Com o eDirectory é um único login.

[]'s
Otto