[firebase-br] Erro após um insert

eduardo eduardo em icontroller.com.br
Ter Jun 21 18:04:05 -03 2005

Oi Paulo Ricardo

Vejo muita gente utilisar IB 6.0
Honestamente, não entendo porque.

O IB 6.0 não é mais mantido, tem milhões de bugs, centenas de limitações
de recursos. A comunidade, conseqüentemente, é quase nula.

O FB 1.5 substitui o IB 6.0 praticamente sem trauma, é 99,99% compatível
(parar não dizer 100%).

Bem, você e outras pessoas devem ter motivos para isso. e, quanto ao seu
caso, corrupção de base de dados é um asunto extenso. As causas vão
desde sua aplicação, a maneira como vc administra este banco, problemas
de hard, e por aí vai.
Algumas das perguntas abaixo podem te ajudar a solucionar

Seu aplicativo é estável ? Já roda com esta estrutura em diversos outros
lugares sem corrupção?
A base de dados instalada foi copiada de outro lugar? Você teve o
cuidado de fazer isto via Backup/Restore ? Zipou ou copiou diretamente
com o Banco de dados aberto ?
Você andou alterando estruturas diretamente via IBExpert ou outros
aplicativos ?
A qualidade do Hard é bom?
Existem cabos de rede caminhando junto com cabos de eletricidade?
Como é a qualidade do fornecimento de Energia Elétrica?
Existe No-Break?
Há quedas de Energia com freqüência?
Há aterramento, circuito exclusivo para o Servidor/Estações?

Dá prá escrever um livro ...

Eu começaria trocando esse IB 6.0 pelo FB 1.5 para ter mais gente com
experiência na minha plataforma para me ajudar.

[]s Eduardo