[firebase-br] Chave + expressão

Gustavo André Tenan gustavo em tecbyte.com.br
Ter Jun 21 10:38:47 -03 2005

Olá pessoal,

preciso de uma idéia de vocês para solucionar um probleminha,

é o seguinte, nos meus cadastros(tabelas) tenho um campo
chamado apagado char(1) S ou N, esse campo indica se o registro
está visível ou não para os usuários do sistema.
O problema é que se alguém apaga o registro e depois tenta
cadastrar outro, e repete algum numero que é chave no sistema...
da problema de integridade e eu tenho q entrar no bd e apagar
fisicamente ou alterar o campo para não dar mais conflito.

um exemplo.  cadastro de conveniados tenho o ID q é gerado automático.
mas tenho um campo q é o código do conv na empresa,
esse campo faz parte de uma chave..  empres + cod,
então se um é apagado e o operador tenta por outro no lugar..
com o mesmo codigo.. pronto.. já tenho problema na chave...

como acho q no firebird não há possibilidade de criar chaves do tipo
empres + cod where apagado = "N" ou algo similar..

e com verificação pro triggers ficou lento... sendo q tenho cadastros
muito grandes..

gostaria de sugestões de vocês..

desde já agradeço e abraços

Gustavo André Tenan